Dicas para conseguir um emprego rápido

Ser promovido no trabalho é o sonho número um de quem está em fase de crescimento na carreira. Também é uma redenção para quem busca ver seu esforço reconhecido por seus superiores e pelos demais colegas.

Mas não existe uma única trajetória para a ascensão profissional e, por isso mesmo, é preciso ficar atento às oportunidades que podem surgir no caminho.

Ter a chance de se destacar em sua área de atuação e ser recompensado por isso pode acontecer de repente. Então, esteja preparado e siga as dicas para ser a pessoa certa, na hora e no lugar certo.

1. Mapeie seus pontos fortes e saiba em quais você precisa melhorar
Conhecer a si mesmo é muito importante. Tanto para não subestimar o próprio potencial quanto para não assumir mais responsabilidades do que você consegue administrar.

Tire um tempo para refletir sobre a sua trajetória profissional e seja honesto ao apontar para si mesmo os pontos em que você precisa melhorar. Use a mesma imparcialidade para reconhecer seus pontos fortes, mas tome o cuidado de se ater aos fatos para não criar uma imagem errada de si mesmo.

Peça ajuda a uma pessoa de confiança ou a um profissional especializado para fazer esse exercício de tempos em tempos.

Quando estiver avançado nesse processo, você vai perceber que se tornou uma pessoa muito mais consciente de si mesmo e poderá usar essa poderosa ferramenta com muito mais propriedade em sua rotina de trabalho.

Da mesma forma, busque revisar seu currículo periodicamente. Mesmo que você não esteja procurando um novo emprego, recordar seus outros cargos e projetos pode trazer novas ideias.

2. Aprenda com os erros (os seus e os dos outros)
Que atire a primeira pedra quem nunca tomou uma decisão errada em algum momento da carreira.

Tire lições desse tipo de situação, pensando no que poderia ter mudado o desfecho da história: faltou atenção? Os processos não estavam claros?

Fique atento aos indícios de que problemas semelhantes possam se repetir e trabalhe para preveni-los ou para antecipar a sua solução.

Exercite essa percepção também para erros que não foram cometidos por você. A capacidade de aprender em vez de apontar e julgar os erros de outras pessoas pode fazer você se destacar em seu local de trabalho.

3. Aponte a solução em vez do problema
Proatividade é um dos mantras do mercado. E não é à toa: em um mundo em que as transformações acontecem cada vez mais rápido, poupa tempo e chega primeiro quem aponta a solução e não o problema. A boa notícia é que dá para aperfeiçoar essa habilidade praticando no dia a dia!

Comece oferecendo ajuda para executar ideias e vá aprendendo de que maneira as coisas são feitas em seu trabalho, inclusive em áreas diferentes da sua.

Depois, busque também refletir sobre questões maiores e ofereça, ao mesmo tempo, uma maneira de colocar seus pensamentos em prática. Afinal, uma boa ideia que não é executada é apenas uma boa ideia.

Não tenha medo de envolver recursos e pessoas que não são de seu setor. Mas sempre tome o cuidado de agir em parceria ou pelo menos com o consentimento de seus superiores.

É pelos projetos fora de sua rotina que, geralmente, um bom profissional se destaca.

4. Use a paixão a seu favor
Pessoas que amam o que fazem conseguem resistir às dificuldades do dia a dia com mais facilidade. Mas não deixe que essa paixão feche seus olhos para os pontos que podem melhorar em seu trabalho.

Busque sempre aperfeiçoar a qualidade do que você faz. Se essa melhora depender de terceiros, não tenha receio de capitanear a mudança.

Mas vá com cuidado e tenha sensibilidade para lidar com as pessoas envolvidas nesse processo.

Não deixe de ser firme em suas opiniões e procure aplicar suas convicções na maneira como você faz seu trabalho. Dessa forma, você pode influenciar outras pessoas a darem o melhor de si e ser um agente transformador na sua companhia.

5. Seja honesto consigo mesmo e com a empresa
De nada adianta acreditar que seu trabalho deve ser feito de determinada forma se a companhia em que você atua tem valores diferentes.

Não é incomum esse tipo de situação no mercado de trabalho e a melhor forma de resolver esse dilema é ser honesto consigo mesmo. Afinal, é possível continuar trabalhando em uma empresa fazendo algo em que você não acredita?

Mas, antes de sair em busca de outro emprego, avalie se o que está errado pode mudar.

Busque conversar com seus superiores sobre a situação e proponha mudanças em sua rotina ou nos processos da companhia. Avalie também mudar de área se for preciso.

Se nada disso resolver o seu conflito, estude qual é a melhor forma de sair de seu posto de maneira amistosa, deixando as portas abertas para futuras oportunidades.

6. Não tenha medo de fazer coisas novas
Muitas vezes nos acostumamos à maneira como as coisas são feitas e chegamos até a repetir ideias e procedimentos automaticamente. Isso pode ser uma armadilha em sua trajetória profissional.

Para evitar que isso aconteça, exercite sua visão crítica todos os dias, buscando entender sempre o propósito maior por trás de cada processo.

Experimente fazer seu trabalho de uma forma diferente, que traga resultados melhores.

Busque também trabalhar de forma integrada com outras áreas. Apenas ouvir ativamente um colega de trabalho pode mudar a sua visão sobre o que você faz e dar novas perspectivas em sua posição.

7. Busque aperfeiçoamento sempre
Hoje em dia, com as transformações promovidas pela tecnologia, é preciso estar sempre atento às novidades em sua área de atuação. E um dos caminhos para se atualizar é a educação.

Fique por dentro das tendências e, sempre que necessário, não tenha receio de voltar para a universidade.

Existem no mercado milhares de cursos de pós-graduação disponíveis em diversos formatos. Um deles,com certeza, vai satisfazer suas necessidades. E se você acha que algum deles pode ajudar você a ser promovido no trabalho, estude as opções disponíveis e escolha o melhor para você. Só não deixe de investir em si mesmo.

Agora que você já conhece essas estratégias para ser promovido no trabalho, que tal conferir se seu perfil nas redes sociais está adequado? Leia nosso artigo e descubra porquê um perfil profissional faz a diferença na hora de conquistar uma vaga.

1. Converse com quem já passou por isso
Prepare antecipadamente uma lista com perguntas que você gostaria de fazer para pessoas experientes. Converse com seus professores, pais, irmãos mais velhos ou outras pessoas próximas sobre como foi a experiência deles e como eles conseguiram seu primeiro emprego.

Você pode obter informações valiosas sobre como funciona a realidade do mundo profissional e com isso sentir-se mais seguro ao procurar pelo seu primeiro emprego.

2. Cuide de sua aparência
É muito importante que você esteja com o cabelo bem alinhado, asseado e com roupas discretas ao procurar pelo seu primeiro emprego. O estilo de suas roupas dependerá da área na qual irá procurar emprego.

Procurar emprego em uma loja de surfe ou em um banco, por exemplo, exigirão trajes diferentes. Informe-se sobre o que é essencial em sua aparência e o que não deve usar em uma entrevista de emprego para não cometer gafes.

3. Saiba lidar com a ansiedade
A ansiedade e a timidez são grandes vilões na hora da busca de emprego. Entretanto, uma pessoa que fala demais também não é o ideal. Os avaliadores sabem que os candidatos vão se sentir ansiosos ao procurar pelo primeiro emprego, portanto, não se preocupe. A melhor maneira de vencer a ansiedade é preparar-se de antemão.

4. Seja ambicioso
Ser ambicioso nesse contexto não é querer entrar de cara em uma multinacional, mas sim ter planos futuros e principalmente tomar atitudes para alcançar seus objetivos. Os empregadores apreciam candidatos que fazem cursos e procuram se preparar para o mercado de trabalho.

5. Prepare-se para a entrevista
As perguntas que são feitas em entrevistas não fogem muito de um padrão. A internet é uma fonte riquíssima de exemplos de entrevistas. Pratique suas respostas, verifique as respostas sugeridas pelos sites para que não cometa erros e pesquise também a respeito da postura ideal que você deve ter durante a entrevista de emprego.

Se você preparar-se adequadamente, você conseguirá vencer o nervosismo.

6. Saiba como funciona o processo seletivo
Empresas diferentes possuem processos seletivos diferentes, porém há diversas etapas que são semelhantes, como a entrevista, dinâmicas de grupo, testes escritos, testes psicotécnicos, etc. Aprenda sobre cada etapa do processo de seleção para evitar surpresas desagradáveis e evitar estar despreparado para as etapas do processo seletivo.

Faça sua pesquisa com atenção, saiba quais atitudes deve tomar ou não durante todo o transcorrer da seleção dos candidatos.

7. Obtenha informações sobre as empresas
Se você for chamado para o processo seletivo de uma determinada empresa, procure saber o máximo sobre ela. Os selecionadores gostam muito quando um candidato faz perguntas e demonstra que possui algum conhecimento sobre a companhia em questão, pois isso mostra que você se interessa pela empresa, o que faz com que você aproxime-se mais de ser um dos escolhidos.

8. Estude inglês
Ter conhecimento de inglês hoje em dia é parte fundamental ao preparar-se bem para o mercado de trabalho. Saber inglês pode ser a vantagem que você precisa para ser escolhido dentre outros candidatos à vaga.

Se você ainda não estuda inglês, pense seriamente em iniciar um curso para obter maiores chances de colocação profissional.

9. Domine o básico da informática
A informática é exigida em todas as áreas e faz parte do nosso cotidiano. Você precisa dominar o Word, o Excel, o PowerPoint, saber enviar e-mails e explorar a Web, no mínimo.

10. Não seja muito exigente
Na realidade do mercado de trabalho, nem sempre nosso primeiro emprego é aquele com o qual sonhamos. O importante é que você adquira conhecimento e experiência, mesmo que não seja a área de atuação que você almeja.

Em todo e qualquer trabalho você aprenderá alguma coisa, como por exemplo lidar com pessoas, arquivar documentos, etc. Até mesmo um trabalho voluntário poderá lhe trazer experiência, e é algo que enriquece seu currículo e que será sempre muito bem visto pelos seus futuros empregadores.

Não desanime se estiver difícil conseguir seu primeiro emprego. Procurar o primeiro trabalho exige persistência e paciência. Não deixe de estudar e continue sempre tentando. No momento certo, um empregador vai valorizar sua determinação!

Prepare-se bem para o mercado de trabalho fazendo os cursos da Microlins. Temos diversos cursos que farão com que seu currículo se destaque no mercado de trabalho. Visite nosso site!

Depois de tanto batalhar, finalmente, você conseguiu agendar entrevistas de emprego? Bem sei que esse momento costuma gerar muita ansiedade para alguns candidatos. Para ajudá-los a estarem melhor preparados vou deixar aqui dicas preciosas para esse momento. Confira a seguir.

Quais são os segredos para ter sucesso na entrevista?

Os entrevistadores querem saber da experiência anterior, da formação, dos hobbies, dos interesses pessoais, da vida familiar e da saúde. A vida pessoal faz parte do processo de formação do profissional.
O melhor caminho é sempre vincular tudo o que você irá falar que esteja relacionado com sua vida pessoal à sua vida profissional, mas mesmo assim é importante não se estender nem aprofundar a questão. Na maioria dos casos, basta falar basicamente da sua dinâmica familiar, ou seja, com quem mora, há quanto tempo, qual a profissão do seu pai, da sua mãe e dos seus irmãos. Que tipo de atividades vocês costumam fazer juntos e ponto final.
Em dinâmicas de grupo, não é adequado falar demais ou interromper outros candidatos. Seja você mesmo, não tente criar “um personagem”, pois não é possível mantê-lo por muito tempo. Seja proativo e participativo. Mostre o que está fazendo no processo seletivo, ou seja, trabalhe. É a chance que a empresa tem de conhecer o candidato, então, mostre quem você é.

Saber ouvir o entrevistador é fundamental. Não tente adivinhar o que ele quer nem responda algo que não é o que ele quer saber. Não seja prolixo, nem traga respostas “prontas”.

O candidato precisa ter clareza de suas prioridades e objetivos profissionais. Traga exemplos de situações vividas, é mais fácil o entrevistador te avaliar assim do que você der exemplos hipotéticos.

Faça um teste para averiguar o seu domínio de um idioma antes de começar a fazer entrevista. Já pensou se você disser que é fluente sem o ser de fato e o entrevistador sair falando em inglês no meio da entrevista? Também não é adequado responder em inglês se o entrevistador perguntar “como está seu inglês”.

Respeite o “dress code” da empresa (pesquise se é informal ou formal). Embora não haja traje padrão para ir a uma entrevista, recomenda-se vestir-se de maneira social e discreta.

Chegar despreparado em um processo seletivo é um deslize clássico. Use e abuse da internet para se informar sobre a empresa. Desta forma a entrevista fica mais produtiva e é mais fácil demonstrar interesse sobre a vaga. Não saber sobre a atuação da empresa e a sua cultura corporativa certamente faz com que o candidato perca pontos.

Fale português corretamente, principalmente em concordância verbal e singular/plural. Parece algo óbvio, mas esse alerta é muito importante, pois já vi muitos candidatos falando gírias e palavrões em entrevistas. Também não é adequado ser informal, pois o entrevistador não é seu amigo.

Reserve sua agenda para a entrevista. Nada de ficar olhando o relógio ou demonstrar impaciência. Prepare-se caso o entrevistador se atrase ou a entrevista seja mais longa.

Leave a Reply

Baixe Agora Dez Modelos de Currículos GRÁTIS para Usar Ainda Hoje-> Solicitar Agora
+